Profissionais de saúde de Porto Iguaçu, na Argentina, começaram a receber a vacinação da Sputnik V contra a Covid-19, nesta terça-feira (29), segundo o Ministério da Saúde da Argentina. A cidade liga o país ao Brasil, pela Ponte Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
A vacinação começou por volta das 9h30, segundo o Hospital Samic Iguazú. Nessa primeira fase, serão vacinadas 95 profissionais que atuam em áreas de terapia intensiva, emergência, nas redes de transferência, em clínicas e motoristas de ambulância de Porto Iguaçu.
A fronteira com Argentina está fechada desde março por causa da pandemia. A vacinação é essencial para uma possível reabertura da ponte, que é necessária para a retomada da economia local.
Turismo na fronteira
A cidade tem cerca de 105 mil habitantes, sendo a maioria dependente do turismo.
Sem turistas, a cidade tem enfrentado dificuldades econômicas. Antes da pandemia, muitos brasileiros que estavam em Foz do Iguaçu faziam turismo em Porto Iguaçu.
Com a chegada da vacina na cidade, a imprensa local divulgou que a expectativa é de que a fronteira, pela Ponte Tancredo Neves, seja reaberta em março de 2021. Entretanto, não há data definida para a reabertura por parte do governo argentino.
Conforme dados do município, cerca de 20% do comércio do Centro de Porto Iguaçu fechou por causa da pandemia.
Segundo o governo da província de Missiones, até que a população de Porto Iguaçu esteja vacinada, a fronteira não será liberada.
G1
Average Rating