A Secretaria de Estado da Saúde declarou, nesta terça-feira (19), a situação de epidemia de dengue no Paraná. De agosto de 2021, até o momento, o Paraná contabilizou mais de 80 mil notificações de dengue e cinco mortes pela doença. Em uma semana foi registrado o aumento de 39,86% nos casos confirmados, passado de 16.560 para 23.161.
“Entramos em epidemia de dengue. Em cada boletim semanal os números apontavam para este desfecho. Apesar do nosso constante monitoramento, por parte da Vigilância Ambiental, os números aumentaram e agora precisamos reverter a situação. Tivemos óbitos e não queremos que os casos aumentem. Já tivemos um trabalho efetivo de combate à doença no passado recente, com apoio da sociedade, e convocamos a população novamente para este enfrentamento”, alertou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Os números do boletim semanal da dengue, divulgado hoje revelam que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico, por isso a configuração de um cenário epidêmico.
São 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior
O cenário não é exlusivo do Paraná. O País também passa por situação quase idêntica. O número de casos prováveis de dengue, em todo o País, quase dobrou desde o começo do ano comparado ao mesmo período de 2021, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o levantamento, foram registrados quase 400 mil casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 95% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, são 184 casos para cada 100 mil habitantes neste ano.
Average Rating