Síndromes Respiratórias estabilizam entre adultos e crescem em crianças no Paraná

0 0

O Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) seguem aumentando na maior parte do país. No Paraná, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressalta que observam-se indícios de retomada do crescimento em crianças, contrastando com o sinal de platô nos adultos, indicando que o cenário ainda é instável e exige cautela.

O crescimento no País se deu principalmente pelo aumento de casos de Covid-19, que correspondem a 77,6% daqueles com o resultado positivo para vírus respiratórios no último mês. Embora a maior parte dos casos seja entre adultos, entre crianças de até 4 anos de idade foi registrado um predomínio de Covid entre os testes positivos para vírus respiratórios.

A análise é referente ao período de 3 a 9 de julho. O crescimento foi apontado na tendência de longo prazo, ou seja, considerando as últimas seis semanas. O boletim mostra ainda que o aumento foi observado em 23 estados. Apenas o Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam sinal de estabilidade ou queda nesse período.

Segundo a Fiocruz, nos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste observa-se uma desaceleração no ritmo de crescimento. Nas regiões Norte e Nordeste, no entanto, há sinais de manutenção de crescimento ainda em ritmo elevado. Para a instituição, esse cenário pode estar associado ao fato de que a metade sul do país iniciou esse processo de crescimento mais cedo, ainda em abril. Na metade norte, esse movimento começou a partir de final de maio e início de junho.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, período de 12 de junho a 9 de julho, a prevalência entre os casos com o resultado positivo para vírus respiratórios da população em geral foi de 2,4% para influenza A, 0,1% para influenza B, 7,6% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 77,6% para Sars-CoV-2 (covid-19).

Entre as mortes, de acordo com a Fiocruz, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de 1% para influenza A, 0,1% para influenza B, 1,4% para VSR e 94,5% para Covid-19.

O boletim mostra ainda que embora a população adulta concentre a maior parte dos casos de Covid-19, entre crianças até 4 anos de idade, a Covid já representa a maior porcentagem dos casos de SRAG. Os dados das últimas quatro semanas mostram que, entre as crianças, 43% dos casos com resultado laboratorial positivo para vírus respiratório foram de Covid-19.

Pandemia

Curitiba registra mais 945 casos

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, ontem, 945 novos casos de Covid-19 e dois óbitos de moradores da cidade Até o momento, foram contabilizadas 8.403 mortes e 501.845 infectados. Eram 6.435 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Já a Secretaria estadual da Saúde divulgou mais 2.658 casos confirmados e 56 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma agora 2.645.453 diagnósticos positivos e 43.888 mortos pela infecção causada pelo novo coronavírus.

O boletim do Ministério da Saúde de ontem trouxe mais 72.224 casos e 380 óbitos no País. O total foi para 33.076.779 casos e 674.482 óbitos desde o início da pandemia.

Anvisa libera vacina para crianças entre 3 a 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem autorizar a aplicação emergencial da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos de idade. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan.
Durante reunião da diretoria colegiada, em Brasília, por unanimidade, a agência seguiu recomendação das áreas técnicas e autorizou a imunização com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas. A vacina é contra a Covid-19.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *