Terminou na última sexta-feira o prazo legal para que os partidos políticos definissem candidatos e coligações para as eleições de outubro. No Paraná, foram confirmados nove candidatos ao governo do Estado. Agora, as legendas têm até o próximo dia 15 para registrarem suas chapas na Justiça Eleitoral.
A partir do dia 16, está liberada a campanha eleitoral. O horário eleitoral gratuito no rádio e televisão começa no dia 26.
Adriano Teixeira (PCO)
De Paranavaí (região Noroeste), Adriano Teixeira tem 35 anos e disputa pela primeira vez o governo do Estado. Em 2020, foi candidato a vereador de sua cidade, mas não se elegeu.
Ângela Machado (PSOL)
Formada em história, Ângela Machado é professora da rede estadual de ensino. Ficou conhecida após aparecer em uma fotografia durante o confronto entre policiais e servidores públicos, no Centro Cívico, em 29 de abril de 2015, durante o governo Beto Richa. Ela foi candidata a vereadora de Curitiba em 2016 e 2020, mas não se elegeu.
Joni Correia (Democracia Cristã)
Formado em Direito e Publicidade e Propaganda, Joni Correia tem 45 anos, nasceu em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro). Foi diretor da Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.
Professor Ivan (PSTU)
Ivan Bernardo é professor da rede estadual de ensino. Foi candidato ao governo em 2018. Ele tem 53 anos e é natural de Paranavaí (região Noroeste).
Ratinho Júnior (PSD)
Atual governador, Ratinho Júnior disputa a reeleição repetindo a chapa de 2018, com o vice Darci Piana (PSD). Começou a carreira política em 2002, se elegendo deputado estadual. Em 2006, se elegeu deputado federal, reeleito em 2010. Em 2012, disputou a prefeitura de Curitiba.
Em 2014, voltou a ser eleito deputado estadual. Entre 2013 e 2017, foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa, sendo eleito governador no ano seguinte.
Roberto Requião (PT)
Ex-governador por três mandatos, Roberto Requião disputa o cargo pela sexta vez. Foi prefeito de Curitiba entre 1986 e 1989, sendo eleito para o governo do Estado no ano seguinte pela primeira vez. Ao deixar o governo, foi eleito senador pela primeira vez em 1992.
Em 1998, perdeu a eleição para o governo para Jaime Lerner e em 2014, para Beto Richa. Em 2018, não conseguiu se reeleger para o Senado.
Em agosto do ano passado, Requião deixou o MDB depois de 40 anos. Em janeiro deste ano, se filiou ao PT.
Ricardo Gomyde (PDT)
Ricardo Gomyde se elegeu deputado federal em 1994. Em 2001, assumiu mandato de vereador de Curitiba. Em 2002, assumiu a presidência da Paraná Esporte, permanecendo no cargo até 2009.
Solange Bueno (PMN)
Professora de música, Solange Ferreira Bueno se filiou ao PMN no último mês de março, já pensando em disputar o governo, mesmo nunca tendo se candidatado a um cargo público antes.
Natural de Maringá, ela cresceu em Cascavel, e veio para Curitiba em 2012.
Viviane Mota (PCB)
Viviane Mota é natural de Cuiabá (MT), e formou-se em Ciências Sociais. Disputa uma eleição pela primeira vez. Trabalhou como professora da rede pública estadual.
Redação Bem Paraná
(Fotos: Franklin de Freitas)
Average Rating