O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz em Medianeira é referência em captação de órgãos na região. A unidade já realizou mais 15 captações de córneas e algumas captações de múltiplos órgãos, salvando a vida várias pessoas ou permitindo que voltem a enxergar, por exemplo.
A divulgação do tema ganha destaque durante a campanha em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Em entrevista ao Jornal da Manhã, transmitido em rede pelas rádios Cidade FM e Campos Dourados, o enfermeiro Rafael Marques e a Administradora Geral Irmã Hilda Rodrigues Silveira falaram sobre o tema.
De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, a doação é realizada somente mediante autorização da família e, por isso, a pessoa deve avisar os familiares da vontade de se tornar doador. Coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e tendões podem ser doados. Um único doador pode salvar até oito vidas. Qualquer pessoa pode doar. A doação de rins ou parte do fígado pode ser feita em vida, para um familiar próximo. Quando esse tipo de doação for para uma pessoa não pertencente à família, é necessário uma autorização judicial.
Fernando Figa
Campos Dourados FM
Average Rating