Um novo filhote de onça-pintada foi identificado no Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu. O registro foi feito por umas das câmeras do projeto Onças do Iguaçu que monitora a espécie na região.
A coordenadora do projeto, Yara Barros, explicou que o filhote é a terceira cria da onça Índia, registrada pela primeira vez em 2019 quando estava prenha. Em 2020, a onça apareceu com um filhote, Mitacoré, e novamente em 2022, com as fêmeas Maná e Mani.
Na última semana, ao analisarem imagens gravadas em janeiro deste ano na área mais remota do parque, biólogos do projeto identificaram a onça Índia – já monitorada pelo projeto – com um novo filhote, que já tem cerca de um ano e meio, segundo os biólogos.
As onças são identificadas por meio do padrão das manchas, que são únicas em cada animal, como se fosse uma impressão digital, segundo o projeto.
O Projeto Onças do Iguaçu está promovendo uma votação em suas redes sociais, para escolher o nome do novo filhote. Os nomes sugeridos, Aysú e Aneci, são de origem tupi, significando “amor” e “graciosa” respectivamente.
Os internautas podem participar da escolha, ajudando a dar um nome especial a este novo membro da família de onças do parque.
Além de proteger e acolher onças, o Projeto Onças do Iguaçu, tem como missão a conservação da espécie que é considerada chave para a manutenção da biodiversidade na região do Parque.
Fonte: G1
Foto: Onças do Iguaçu
Average Rating