SGB mostra estudo com ocorrências de cobre e ouro

0 0

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentou o Mapa de Prospectividade para Cobre, Chumbo e Zinco – Região de Filadélfia (MT) com o objetivo de otimizar a exploração mineral e reduzir custos e tempo na busca por depósitos, além de direcionar esforços para áreas com maior potencial. O estudo identificou seis ocorrências minerais, das quais cinco com indícios de cobre e uma de ouro, contribuindo para um mapeamento mais preciso e estratégico da região.

“Apesar da baixa quantidade de registros, todas essas ocorrências estão localizadas em uma área classificada como de média favorabilidade para depósitos minerais. No entanto, representa apenas 14,8% da região analisada”, informou o pesquisador do SGB, Luciano Castro da Silva. O local estudado é pouco explorado e não tem muitos dados disponíveis. Para integrar os dados, O SGB utilizou a técnica de sobreposição de múltiplas classes, onde cada elemento mapeado (vetor) recebe uma pontuação entre 0 e 10, dependendo da relevância para a formação de depósitos minerais. Além disso, cada mapa de evidência recebe um peso de acordo com a confiabilidade das informações utilizadas.

A soma dessas informações produz um mapa prospectivo, onde as áreas com maior concentração de vetores preditivos recebem pontuações mais altas. Os valores são classificados da seguinte forma: 0: representam unidades que não entraram no modelo preditivo; 1: baixa relevância ou alto grau de incerteza; 2: potencial moderado; porém destaca-se pelas ocorrências de cobre mapeadas; 3: representam áreas com maior favorabilidade (alta a muito alta, respectivamente), apesar de não terem ocorrências cadastradas. O trabalho faz parte da ação Levantamentos Geológicos e Integração Geológica Regional, coordenada pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Pixel Brasil 61

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *