A Safra 2024/2025 em Medianeira foi afetada por condições climáticas adversas que impediram um novo recorde de produção. Ainda assim, o município registra um bom resultado, segundo relato do Responsável pelo escritório do IDR-Paraná, Alcedir Biesdorf em entrevista ao Jornal da Manhã veiculado em rede pelas rádios Cidade FM 104,7 e Campos Dourados FM 99,9.
Com 14.065 hectares de área plantada, a safra de soja foi encerrada com produtividade média de 3.595 kg/ha, sendo que a projeção inicial ultrapassava os 4.000 Kg/há. Em termos mais populares na região, a média foi de 145 sacas de soja por alqueire.
Os números serão utilizados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) como base no cálculo do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), que é parâmetro para os repasses de recursos aos municípios. Além da soja, destacam-se o Milho Safrinha com 12.824 hectares de área plantada.
Na produção agropecuária, a avicultura de corte se destaca com 27.945.152 cabeças abatidas , com produção média diária de 76.562. Na sequência aparece a produção de suínos e leite.
No entanto, há uma grande variedade de atividades contabilizadas pelos órgãos estaduais, incluindo mandioca, olericultura, fruticultura (com destaque para a banana) , trigo, fumo, cana de açúcar e sorgo. Na pecuária há produção de ovinos, caprinos, bovinos de corte, peixes e ovos, além das agroindústrias que agregam valor aos produtos.
Confira a íntegra da entrevista com o responsável pelo escritório do IDR-Paraná em Medianeira, Alcedir Biesdorf.
Fernando Figa
Average Rating