Nesta manhã recebemos a Professora da UTFPR, Cristhiane Rohde, falamos sobre o Meio Ambiente e como podemos preserva-lo.
Neste ano, a campanha Reimagine. Recrie. Restaure também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, e o país selecionado para organizar e sediar o evento de 2021 é o Paquistão.
O tema desse ano reforça a urgência da restauração dos ecossistemas, tanto terrestres quanto marinhos, danificados pela ação humana. Quanto mais saudáveis eles forem, mais saudável será o planeta e, é claro, as formas de vida que o habitam. Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório onde diversos especialistas apontam a necessidade de que grandes esforços mundiais sejam realizados para amitigação do aquecimento global, e suas várias consequências, até o fim desta década.
A principal meta da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em quase metade até 2030 e, assim, manter o aquecimento global em menos de 2 °C. Para isso, é necessário recuperar os ecossistemas. Tanto a restauração deles quanto a descarbonização das economias — por exemplo, reduzir fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis — devem andar de mãos dadas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente também tem como meta promover uma postura crítica e ativa por parte da população em relação aos problemas ambientais. Através da agenda da Década das Nações Unidas, a iniciativa busca prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas. Com isso a ONU também espera erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Mas isso só será possível, se todos participarem.
(Fonte canaltech)
Confira como foi a entrevista com a Professora da UTFPR, Cristhiane Rohde:
Average Rating