Benefícios do própolis para a saúde bucal

0 0

Devido à sua interessante composição farmacológica – que inclui flavonoides, ácidos fenólicos e ésteres – o própolis é utilizado há anos para favorecer a saúde bucal. Trata-se de um coadjuvante na proteção de dentes e gengivas.

Como explica um artigo publicado na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicineas preparações à base desse ingrediente têm uma ampla variedade de aplicações em odontologia. Em particular, destacamos as suas propriedades antimicrobianas, antivirais, analgésicas e anti-inflamatórias. Quer saber mais sobre isso?

Principais benefícios do própolis para a saúde bucal

O própolis também é conhecido como ‘cola de abelha’. A razão é que se trata de um material que as abelhas utilizam para vedar as paredes da colmeia e protegê-la de agentes externos que possam contaminá-la.

É um material resinoso, de cor marrom-amarelada ou marrom-escura, formado pela mistura de substâncias obtidas dos botões das árvores e de outras fontes botânicas com uma substância secretada pelas glândulas das abelhas.

Desde a antiguidade, é valorizado pelas suas aplicações medicinais, visto que a sua riqueza em nutrientes e compostos bioativos contribui para a melhoria da saúde e prevenção do aparecimento de doenças. De acordo com uma publicação na revista Nutrients, esta composição inclui o seguinte:

  • Ácidos fenólicos.
  • Flavonoides.
  • Ésteres.
  • Diterpenos.
  • Sesquiterpenos.
  • Lignanas.
  • Aldeídos aromáticos.
  • Álcoois.
  • Aminoácidos.
  • Ácidos graxos.
  • Vitaminas e minerais.

Embora os usos medicinais do própolis sejam bastante amplos, hoje vamos nos concentrar nos seus benefícios para a saúde bucal. Você sabia que ele ajuda a prevenir cáries e doenças periodontais? Descubra o que a ciência tem a dizer sobre isso.

Própolis para a prevenção de cáries

Uma das principais aplicações do própolis para a saúde bucal é a prevenção de cáries. A esse respeito, um estudo publicado no Ethiopian Journal of Health Sciences afirma que esse ingrediente tem propriedades antibacterianas que combatem patógenos orais como Streptococcus spp., Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus.

Essas bactérias são responsáveis ​​pelo aparecimento de cáries e outras doenças dentárias. Especificamente, o própolis inibe sua atividade enzimática e divisão celular, o que impede a sua proliferação. Além disso, devido ao seu teor de flavonoides e ácidos orgânicos, também combate outras bactérias bucais que causam infecções.

Própolis para doenças periodontais

As propriedades antifúngicas e antimicrobianas do própolis também são úteis na prevenção e no manejo das doenças periodontais. Um artigo de pesquisa divulgado no Journal of Dental Research, Dental Clinics, Dental Prospects determinou que os extratos de própolis combatem bactérias periodontopáticas, como as seguintes:

  • Capnocytophaga gingivalis.
  • Prevotella intermediário.
  • Fusobacterium neucleatum.
  • Porphyromonas gingivalis.

Da mesma forma, parecem contribuir para a prevenção da perda óssea em condições periodontais e, por sua vez, impedem o crescimento de microrganismos causadores de superinfecção, como Staphylococcus aureusEscherichia coli e Candida albicans.

Própolis como anti-inflamatório

Os flavonoides e o ácido cafeico contidos no própolis conferem a ele um poderoso efeito anti-inflamatório, útil no tratamento de doenças dentais que causam inflamação, como a gengivite.

Em um estudo publicado no Journal of Dentomaxillofacial Science, o própolis foi útil como agente de capeamento pulpar graças à sua atividade anti-inflamatória.

  • Uma receita de remédio natural envolve adicionar 30 gotas de extrato de própolis em meio copo de água (100 mililitros). Depois, deve-se usar o líquido para fazer enxágue bucal 2 ou 3 vezes ao dia. Em caso de inflamação perceptível das gengivas, é melhor usar água muito fria.

Atividade antiviral do própolis

Não se deve esquecer que os vírus também afetam a saúde bucal. Nesse sentido, o própolis acaba sendo um grande aliado, já que seus extratos ajudam a inibir a entrada viral. Seus efeitos antivirais se atribuem ao teor de polifenóis, flavonoides e ácidos fenilcarboxílicos.

Segundo uma publicação na Phytotherapy Research, os extratos aquosos e etanólicos do própolis apresentam forte potencial como antivirais, principalmente contra o vírus herpes simplex (HSV-1), que causa gengivoestomatite e herpes labial.

Própolis: um aliado para a sua saúde bucal

Devemos ter em conta que este não é um remédio milagroso contra infecções dentais, mas o própolis possui um grande potencial se usado como aliado para a saúde bucal. Como resultado disso, podemos encontrar no mercado cremes dentais, enxaguantes, extratos, bálsamos, tinturas e uma grande variedade de produtos fabricados à base deste ingrediente.

De qualquer forma, deve ser usado com moderação, apenas como um complemento e não como um remédio. As recomendações de uso do fabricante do produto devem ser seguidas. Em caso de doenças dentárias, o melhor é ir ao dentista.

Melhor com Saúde

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *