As chuvas deverão seguir ativas em boa parte do país no decorrer das próximas semanas. E mais do que isso. De acordo com a previsão da Climatempo, há áreas do Brasil em que os acumulados serão acima da média para o mês de setembro.
Para a faixa costeira do país, indo do litoral norte paulista até o Amapá, a projeção é que setembro deste ano termine com chuvas “pouco acima da média”. A mesma condição é esperada para quase toda a região Norte, com exceção ao sudeste do Pará e todo o Tocantins.
No interior nordestino e áreas de Minas Gerais e São Paulo, o acumulado de chuva previsto para o mês está dentro da média, informa a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. Dentro da média também é o que aparece para o extremo sul gaúcho, uma faixa de Mato Grosso, norte do Tocantins e oeste e sul de Mato Grosso do Sul.
Áreas com chuva abaixo da média
Previsão de chuva “um pouco abaixo da média” é a classificação de momento para as seguintes áreas:
- Região Sul (menos extremo sul gaúcho e norte parananense);
- Noroeste de São Paulo;
- Triângulo Mineiro;
- Goiás (menos o sudoeste do estado);
- Distrito Federal;
- Sul do Tocantins;
- Oeste da Bahia;
- Toda a faixa do extremo oeste mineiro;
- Leste de Mato Grosso;
- Norte de Mato Grosso do Sul.
A porção que engloba o sudoeste goiano e pequenas áreas do sudeste de Mato Grosso e o nordeste de Mato Grosso do Sul aparecem com classificação “abaixo da média” para os registros de chuva ao longo de setembro.
“Nessa mancha nem tem previsão de chuva para o mês”, avisa Desirée. “Para esta região, a temperatura vai ficar acima da média, porque não terá nebulosidade e umidade”, continua a meteorologista da Climatempo.
CANAL RURAL
Average Rating