O resultado do CENSO 2022 confirma o crescimento de Medianeira, com 54,369 habitantes. Trata-se de um aumento de 30% na comparação com a contagem anterior, realizada em 2010. Com a nova pesquisa, o município ganhou 12.539 habitantes nos últimos anos. A variação coloca Medianeira em um novo patamar no índice do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios, responsável pelo repasse de recursos ao município.
O crescimento é considerado expressivo em relação ao contexto regional e nacional. No entanto, moradores questionam o resultado diante da percepção de um avanço maior do que o apontado no Censo.
Em entrevista ao Jornal da Manhã (veiculado em rede pelas rádios Cidade FM 104,7 e Campos Dourados FM 99,9), o Coordenador de Área do CENSO 2022, Alexandro José Castagnaro, cita alguns fatores que ajudam a explicar esta situação.
Segundo o servidor IBGE, Medianeira tornou-se um polo regional, com grande número de pessoas que circulam pela cidade, mas não se consideram moradoras. Outro fato é a redução de pessoas em cada residência, que tem acompanhado a expansão urbana com novas moradias e loteamentos construídos.
Castagnaro ressalta que os próximos dados devem detalhar o contexto econômico e social da região. Isso porque até o momento foram divulgados apenas o número de habitantes e de residências. Ainda não há previsão para a divulgação completa do CENSO 2022.
A íntegra da entrevista está disponível em formato podcast no SpotiFy e demais plataformas.
Fernando Figa
Campos Dourados FM
Average Rating