O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 11 cidades atingidas por fortes chuvas e estiagem. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (15).
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos para ações de defesa civil. Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses podem ser utilizados para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas ou moradias destruídas ou danificadas por desastres. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A cidade do Rio de Janeiro, que enfrenta fortes chuvas e alagamentos, teve a situação de emergência reconhecida de forma sumária. Desde os primeiros registros do desastre, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, juntamente com a Defesa Civil Nacional, monitora as operações no estado.
“Estou em contato com o prefeito Eduardo Paes e coloquei a Defesa Civil Nacional à disposição para agirmos com rapidez. A população do Rio de Janeiro não ficará sem assistência. Trabalhamos durante todo o fim de semana para reconhecer sumariamente a situação de emergência e, assim, vamos poder seguir com o processo de liberação de recursos para as ações de defesa civil”, afirmou Waldez Góes.
Na Paraíba, os municípios de Araruna, Cabaceiras, Damião e Taperoá passam por um período de estiagem, assim como Canindé, no Ceará, e Bagre, no Pará. Confira neste link.
No Rio Grande do Norte, Monte Alegre foi atingida por chuvas intensas, assim como Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Já as também gaúchas Paraí e Progresso registraram enxurradas.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira a lista completa dos cursos.
Fonte: Brasil 61
Average Rating